Sumários
Aula #10: Caracterização da I República e do regime autoritário do Estado Novo e panorama geral sobre os principais eventos que tiveram lugar, entre finais do século XIX e meados do século XX, no campo específico da educação em Portugal
24 Novembro 2023, 14:00 • Tomás Azevedo de Vallera
Panorama geral sobre os principais eventos ou desenvolvimentos que tiveram lugar, entre finais do século XIX e meados do século XX, no campo específico da educação em Portugal. Caracterização da I República e do regime autoritário do Estado Novo - Conversa sobre a relativa permanência e resistência, durante todo o século XX, dos mesmos princípios organizacionais e pedagógicos independentemente das mudanças de regime (monarquia, República, autoritarismo). O exemplo do Liceu Pedro Nunes - A história da educação e o distanciamento crítico que permite relativamente aos dois modelos antinómicos com que se discute a escola no espaço público: as pedagogias da liberdade e as pedagogias do controlo.
Aula #9: O aparecimento da pedagogia como uma ciência autónoma em finais do século XIX e inícios do século XX: Compayré, a pedagogia experimental e a Escola Nova.
23 Novembro 2023, 10:00 • Tomás Azevedo de Vallera
A Reforma de Jaime Moniz. Os cinco principais elementos do currículo moderno (cont.). - O aparecimento da pedagogia como uma ciência autónoma em finais do século XIX e inícios do século XX. O “momento Compayré” e o “momento da pedagogia experimental”. A Escola Nova. - O regime disciplinar moderno, baseado na autonomia, na livre iniciativa e no autocontrolo do sujeito escolar. O self-government e a sua influência junto dos reformadores e dos líderes do Movimento da Educação Nova - Familiarização com alguns dos principais autores da Educação Nova: Claparède, Ferrière, Dewey, Piaget e, em Portugal, Faria de Vasconcelos, Adolfo Lima e Álvaro Viana de Lemos.
O Estado Novo e a educação.
21 Novembro 2023, 14:00 • JOAQUIM PINTASSILGO
Apresentação, análise de textos e reflexão coletiva.
Aula #9: O aparecimento da pedagogia como uma ciência autónoma em finais do século XIX e inícios do século XX: Compayré, a pedagogia experimental e a Escola Nova.
17 Novembro 2023, 14:00 • Tomás Azevedo de Vallera
A Reforma de Jaime Moniz. Os cinco principais elementos do currículo moderno (cont.). - O aparecimento da pedagogia como uma ciência autónoma em finais do século XIX e inícios do século XX. O “momento Compayré” e o “momento da pedagogia experimental”. A Escola Nova. - O regime disciplinar moderno, baseado na autonomia, na livre iniciativa e no autocontrolo do sujeito escolar. O self-government e a sua influência junto dos reformadores e dos líderes do Movimento da Educação Nova - Familiarização com alguns dos principais autores da Educação Nova: Claparède, Ferrière, Dewey, Piaget e, em Portugal, Faria de Vasconcelos, Adolfo Lima e Álvaro Viana de Lemos.
Aula #8: A Reforma de Jaime Moniz, a consolidação do modelo de ensino por classes e a emergência do currículo moderno
16 Novembro 2023, 10:00 • Tomás Azevedo de Vallera
Crítica das elites intelectuais a uma escola considerada inútil, ineficaz e deficiente: o discurso da escola decadente e indisciplinada é também o discurso que promove a escola livre e o aluno autónomo ou autogovernado. Insistência no ensino integral e na socialização das populações infantojuvenis (cont.) - A Reforma de Jaime Moniz (1895-1895) e a sua importância na consolidação do modelo de ensino por classes: transposição para a lei de muitas das sugestões já antes preconizadas por Herculano, Ramalho Ortigão e Bernardino Machado. Emergência do currículo moderno e cristalização do modelo escolar tal como, em geral, ainda hoje o conhecemos - Reflexão sobre a natureza do poder disciplinar no liberalismo. A maior eficácia, economia e rentabilidade de um tipo de poder que se exerce conferindo autonomia ao outro.