Sumários

Aula #6: O ensino integral no final do Antigo Regime: os exemplos do Colégio dos Nobres e da Real Casa Pia de Lisboa

2 Novembro 2023, 10:00 Tomás Azevedo de Vallera

Estatização, secularização e uniformização do ensino no consulado de Sebastião José de Carvalho e Melo (cont.). - A continuada valorização do colégio, com o seu regime de internato e a sua estrutura de classes, durante o pombalismo e o período mariano-joanino: os exemplos do Colégio dos Nobres (1761-1837) e da Real Casa Pia de Lisboa (1780-) - Introdução ao tema do Liberalismo português: o ocaso do Antigo Regime, a conturbada implantação do novo regime e a primeira fase do projeto liberal para a educação.


Reformas pombalinas do ensino. O liberalismo e a educação.

31 Outubro 2023, 14:00 JOAQUIM PINTASSILGO

Pontos da situação relativamente às pesquisas em pequeno grupo. Preparação da "Aula-passeio". Reflexões a partir dos trabalhos sobre as memórias escolares.

Apresentações. Análise de textos.



Aula #6: O ensino integral no final do Antigo Regime: os exemplos do Colégio dos Nobres e da Real Casa Pia de Lisboa

27 Outubro 2023, 14:00 Tomás Azevedo de Vallera

Estatização, secularização e uniformização do ensino no consulado de Sebastião José de Carvalho e Melo (cont.). - A continuada valorização do colégio, com o seu regime de internato e a sua estrutura de classes, durante o pombalismo e o período mariano-joanino: os exemplos do Colégio dos Nobres (1761-1837) e da Real Casa Pia de Lisboa (1780-) - Introdução ao tema do Liberalismo português: o ocaso do Antigo Regime, a conturbada implantação do novo regime e a primeira fase do projeto liberal para a educação.


Aula #5: A modernidade educativa e as reformas pombalinas do ensino

26 Outubro 2023, 10:00 Tomás Azevedo de Vallera

O colégio inaciano: continuidades e transformações em relação ao modus parisiensis (cont.). - As diferentes concepções de modernidade na historiografia. O que é a modernidade educativa? - Diferenças entre o modelo de governo tradicional do Antigo Regime e o modelo de governo ativo e interventivo, de características modernas, que emerge em Portugal no século XVIII - Contextualização da ação política do Marquês de Pombal no campo da educação - Análise das duas principais reformas pombalinas do ensino (decretos de 1759 e 1772). Estatização, secularização e uniformização do ensino - Leitura de um pequeno texto de António Nóvoa sobre a criação do sistema estatal de ensino.


A memória escolar. O património escolar.

24 Outubro 2023, 14:00 JOAQUIM PINTASSILGO

Apresentações e análise de textos e imagens.

Realização de uma atividade sobre as memórias escolares.