Sumários
Título: Ambiente e experiencias pessoais vivenciadas vs desenvolvimento cognitivo
21 Outubro 2024, 14:00 • Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato
Continuação do segundo bloco Os fatores de desenvolvimento. A relação entre a aprendizagem formal e o
desenvolvimento cognitivo abordagem do
2.2 Ambiente e experiencias pessoais
vivenciadas
Tema
1: A família e as funções nutrient
Tema
2: O brincar como promotor do desenvolvimento
Exploração
da temática da família como ambiente propicio de aprendizagens seguido de
preenchimento do padlet disponibilizado no moodle.
Visionamento do vídeo do
Professor Carlos Neto sobre a importância do brincar para o desenvolvimento
infantil, seguido de espaço de comentários. Apresentação do power point sobre o
brincar seguido de comentários individuais de cada estudante no padlet acima mencionado.
Ambiente e experiencias pessoais vivenciadas vs desenvolvimento cognitivo
21 Outubro 2024, 10:00 • Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato
Continuação do segundo bloco Os fatores de desenvolvimento. A relação entre a aprendizagem formal e o
desenvolvimento cognitivo abordagem do
2.2 Ambiente e experiencias pessoais
vivenciadas
Tema
1: A família e as funções nutrient
Tema
2: O brincar como promotor do desenvolvimento
Exploração
da temática da família como ambiente propicio de aprendizagens seguido de
preenchimento do padlet disponibilizado no moodle.
Visionamento do vídeo do
Professor Carlos Neto sobre a importância do brincar para o desenvolvimento
infantil, seguido de espaço de comentários. Apresentação do power point sobre o
brincar seguido de comentários individuais de cada estudante no padlet acima mencionado.
2 Bloco -Relação entre Aprendizagem e Desenvolvimento Cognitivo
15 Outubro 2024, 14:00 • Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato
Continuação da análise dos mapas de empatia. Reflexão acerca de como o entendimento das emoções e comportamentos de uma pessoa pode influenciar o comportamento e a intervenção de quem o rodeia
Introdução ao segundo bloco: Os fatores de desenvolvimento. A relação entre a aprendizagem formal e o desenvolvimento cognitivo.
Abordagem do 2.1 Os fatores emocionais e sociais associados ao desenvolvimento cognitivo. (ver power point)
Artigos: Pilares da Educação e Envelopes de aprendizagem
Dinâmica da comunicação Conversar com os pares. Todos ao mesmo tempo para trabalhar a questão do foco. Falar normalmente e depois em modo sussurro.
Dinâmica do desenho: Solicitar a um aluno que elabore um desenho e que o tente descrever ao grupo para que o reproduzam
2 Bloco - Relação entre Aprendizagem e Desenvolvimento Cognitivo
14 Outubro 2024, 14:00 • Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato
Continuação da análise dos mapas de empatia. Reflexão acerca de como o entendimento das emoções e comportamentos de uma pessoa pode influenciar o comportamento e a intervenção de quem o rodeia
Introdução ao segundo bloco: Os fatores de desenvolvimento. A relação entre a aprendizagem formal e o desenvolvimento cognitivo.
Abordagem do 2.1 Os fatores emocionais e sociais associados ao desenvolvimento cognitivo. (ver power point)
Artigos: Pilares da Educação e Envelopes de aprendizagem
Dinâmica da comunicação Conversar com os pares. Todos ao mesmo tempo para trabalhar a questão do foco. Falar normalmente e depois em modo sussurro.
Dinâmica do desenho: Solicitar a um aluno que elabore um desenho e que o tente descrever ao grupo para que o reproduzam
2 Bloco - Relação entre aprendizagem e Desenvolvimento cognitivo
14 Outubro 2024, 10:00 • Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato
Continuação da análise dos mapas de empatia. Reflexão acerca de como o
entendimento das emoções e comportamentos de uma pessoa pode influenciar o
comportamento e a intervenção de quem o rodeia
Introdução ao segundo bloco: Os fatores de desenvolvimento. A relação entre a aprendizagem formal e o desenvolvimento cognitivo.
Abordagem do 2.1 Os fatores emocionais e sociais associados ao
desenvolvimento cognitivo. (ver power point)
Artigos: Pilares da Educação e Envelopes de aprendizagem
Dinâmica da comunicação Conversar com os pares. Todos ao mesmo tempo para trabalhar a questão do foco. Falar normalmente e depois em modo sussurro.
Dinâmica do desenho: Solicitar a um aluno que elabore um desenho e que o tente descrever ao grupo para que o reproduzam