Sumários

Título: Ambiente e experiencias pessoais vivenciadas vs desenvolvimento cognitivo

21 Outubro 2024, 14:00 Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato

Continuação do segundo bloco Os fatores de desenvolvimento. A relação entre a aprendizagem formal e o desenvolvimento cognitivo abordagem do

2.2 Ambiente e experiencias pessoais vivenciadas

Tema 1: A família e as funções nutrient

Tema 2: O brincar como promotor do desenvolvimento

      Exploração da temática da família como ambiente propicio de aprendizagens seguido de preenchimento do padlet disponibilizado no moodle. 

 Visionamento do vídeo do Professor Carlos Neto sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, seguido de espaço de comentários. Apresentação do power point sobre o brincar seguido de comentários individuais de cada estudante no padlet acima mencionado.


Ambiente e experiencias pessoais vivenciadas vs desenvolvimento cognitivo

21 Outubro 2024, 10:00 Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato

Continuação do segundo bloco Os fatores de desenvolvimento. A relação entre a aprendizagem formal e o desenvolvimento cognitivo abordagem do

2.2 Ambiente e experiencias pessoais vivenciadas

Tema 1: A família e as funções nutrient

Tema 2: O brincar como promotor do desenvolvimento

      Exploração da temática da família como ambiente propicio de aprendizagens seguido de preenchimento do padlet disponibilizado no moodle. 

 Visionamento do vídeo do Professor Carlos Neto sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, seguido de espaço de comentários. Apresentação do power point sobre o brincar seguido de comentários individuais de cada estudante no padlet acima mencionado.



2 Bloco -Relação entre Aprendizagem e Desenvolvimento Cognitivo

15 Outubro 2024, 14:00 Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato

Continuação da análise dos mapas de empatia. Reflexão acerca de como o entendimento das emoções e comportamentos de uma pessoa pode influenciar o comportamento e a intervenção de quem o rodeiaE como é que a psicologia vs educação podem ajudar a criar estratégias para apoiar as pessoas?

 Introdução ao segundo bloco:  Os fatores de desenvolvimento. A relação entre a aprendizagem formal e o desenvolvimento cognitivo.

Abordagem do 2.1 Os fatores emocionais e sociais associados ao desenvolvimento cognitivo. (ver power point)

Artigos: Pilares da Educação e  Envelopes de aprendizagem 

 Dinâmica da comunicação Conversar com os pares. Todos ao mesmo tempo para trabalhar a questão do foco. Falar normalmente e depois em modo sussurro.

Dinâmica do desenho: Solicitar a um aluno que elabore um desenho e que o tente descrever ao grupo para que o reproduzam


2 Bloco - Relação entre Aprendizagem e Desenvolvimento Cognitivo

14 Outubro 2024, 14:00 Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato

Continuação da análise dos mapas de empatia. Reflexão acerca de como o entendimento das emoções e comportamentos de uma pessoa pode influenciar o comportamento e a intervenção de quem o rodeiaE como é que a psicologia vs educação podem ajudar a criar estratégias para apoiar as pessoas?

 Introdução ao segundo bloco:  Os fatores de desenvolvimento. A relação entre a aprendizagem formal e o desenvolvimento cognitivo.

Abordagem do 2.1 Os fatores emocionais e sociais associados ao desenvolvimento cognitivo. (ver power point)

Artigos: Pilares da Educação e  Envelopes de aprendizagem 

 Dinâmica da comunicação Conversar com os pares. Todos ao mesmo tempo para trabalhar a questão do foco. Falar normalmente e depois em modo sussurro.

Dinâmica do desenho: Solicitar a um aluno que elabore um desenho e que o tente descrever ao grupo para que o reproduzam


2 Bloco - Relação entre aprendizagem e Desenvolvimento cognitivo

14 Outubro 2024, 10:00 Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato

Continuação da análise dos mapas de empatia. Reflexão acerca de como o entendimento das emoções e comportamentos de uma pessoa pode influenciar o comportamento e a intervenção de quem o rodeia E como é que a psicologia vs educação podem ajudar a criar estratégias para apoiar as pessoas?

 Introdução ao segundo bloco:  Os fatores de desenvolvimento. A relação entre a aprendizagem formal e o desenvolvimento cognitivo.

Abordagem do 2.1 Os fatores emocionais e sociais associados ao desenvolvimento cognitivo. (ver power point)

Artigos: Pilares da Educação e  Envelopes de aprendizagem 

 Dinâmica da comunicação Conversar com os pares. Todos ao mesmo tempo para trabalhar a questão do foco. Falar normalmente e depois em modo sussurro.

Dinâmica do desenho: Solicitar a um aluno que elabore um desenho e que o tente descrever ao grupo para que o reproduzam